Festival Literário leva mais de 3 mil pessoas à Biblioteca Municipal

Mais de três mil pessoas participaram, de 5 a 13 de maio, da primeira edição do Festival Literário Dell’Arte (Flid), com atividades que envolveram – de maneira lúdica – as áreas culturais e literárias. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal, a partir de parceria com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura.

Durante nove dias, o público desfrutou da feira de livros, com volumes vendidos a partir de R$ 1, atividades formativas, mesas redondas, rodas de conversa, encontros com autores, lançamento de obras, sessões de contações de histórias, além de espetáculos de dança, teatro e música.

A ação teve como objetivo o estímulo à leitura, utilizando-se da literatura como instrumento de transformação em suas mais variadas manifestações.

“A programação foi diversificada, com inúmeras possibilidades para que a população, em especial crianças e adolescentes, conheça o universo literário e as inúmeras sensações que ele proporciona”, explicou o coordenador do evento, Rafael Back.

A iniciativa valorizou a produção literária local com lançamentos de livros de escritores e poetas catanduvenses, mas também trouxe nomes de destaque na literatura nacional, a exemplo do patrono do evento, César Obeid.

Além dele, Erick Mafra e Carina Rissi também participaram e atraíram centenas de adolescentes para o festival. Rissi, que é de Ariranha, já vendeu 377 mil cópias no Brasil e é a escritora com maior número de vendas, neste mês, na Livraria Saraiva.

O estímulo e o fomento, tendo os artistas como protagonistas, são eixos condutores das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, como adotado na gestão compartilhada por meio da parceria com o festival.

“O Flid é um divisor de águas na história da gestão cultural de Catanduva. É a primeira vez que o poder público e o artista caminham de mãos dadas na organização de uma ação dessa amplitude, pautados no diálogo e na colaboração e com objetivo comum de atender à população e não a interesses pessoais”, enaltece Cristiane Anovazzi, diretora de Cultura, que atuou na coordenação geral junto aos parceiros.

Segundo ela, o Festival Literário também foi uma oportunidade de fazer o público conhecer os serviços da Biblioteca Municipal: durante o evento foram feitos mais de 450 empréstimos de livros e cadastrados mais de 100 novos sócios.

O Flid não teve custos para a Prefeitura. “Toda a verba aplicada foi conquistada pela Associação Dell’arte junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural e em parceria com a unidade local do Sesc”, ressalta.

Realização

A ação é uma realização da Associação Dell’arte, em parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, com o Sesc e jornal O Regional.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas

Leave a Comment